SEPAI

SERVIÇO DE PSICANÁLISE EM ATENÇÃO A INFANCIA

JORNADAS CLÍNICAS

COMO ESCUTAR O SINGULAR NO AUTISMO, NA PSICOSE E NA NEUROSE?

                                                                     A CLÍNICA NA CIDADE                                                         

DATAS: 01/08/2015, 08/08/2015 e 15/08/2015

Conferência: A Loucura entre Nós

Dr. Marcelo Veras, Médico Psiquiatra
DEA em Psicanálise na Universidade de Paris VIII
Doutor em Psicologia na UFRJ

Diretor Geral EBP 2013-2015

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI 

 

PROGRAMAÇÃO

01/08

MANHÃ

8:00 - Credenciamento

8:30 - Abertura - Silas Bourguignon, Isidoro Eduardo e Cristina Duba

9:00 – 10:30 Eixo Temático: Subjetividades Contemporâneas

Mesa: A Psicanálise e as transgressões na cidade

Coordenação

Cristina Duba Silveira

Psicóloga, especialista em Psicologia pelo IPUB/UFRJ, Mestre em Psicologia pela PUC-Rio. Membro da EBP/AMP- Associação Mundial de Psicanálise. Supervisora do SEPAI/HSZ.

 

Psicanálise e Delinquência. A redução da maioridade penal em questão.

Christiane da Mota Zeitoune

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Mestre em Psicologia Clinica pela PUC/RJ e Graduada em psicologia pela UFRJ. Psicóloga do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, onde está, atualmente, como Coordenadora de Saúde Integral e Reinserção Social. Atuou como professora substituta da Universidade Federal Fluminense no período de 2011-2012.

 

O sintoma da criança em meio às disputas judiciais

 

Eduardo Ponte Brandão

Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Psicólogo do Tribunal de Justiça – RJ. Professor dos cursos de pós-graduação em Psicologia Jurídica e de graduação em Pedagogia do AVM - Faculdade Integrada. Professor de Psicologia Jurídica da Escola de Magistratura do Estado do RJ. Coorganizador do livro “Psicologia Jurídica no Brasil” e autor de “Nem Édipo, nem Barbárie; genealogia dos laços entre Aliança e Sexualidade”.

 

A transgressão e a lei na contemporaneidade

 

Rodrigo Abcassis

Psicanalista

 

10:30 – 10:45 – Coffee-break

10:45 – 12:15 -  Eixo Temático: A Clínica da Neurose

Mesa: O Psicanalista na Instituição Pública de Saúde

Coordenação

 

Cristina Duba Silveira

Psicóloga, especialista em Psicologia pelo IPUB/UFRJ, mestre em Psicologia pela PUC-Rio. Membro da EBP/AMP- Associação Mundial de Psicanálise. Supervisora do SEPAI/HSZ.

 

No ambulatório

 

Maria Inês Lamy

Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise/ AMP, mestre em Psicologia/ PUC-RJ. Professora do SEPAI/UCAM.

 

No Hospital

 

Sarita Gelbert

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise/AMP

 

12:15 – 13:30 hsIntervalo para Almoço

TARDE

13:30 – 15:00 Eixo Temático: Clínica do Autismo

Mesa: Uma experiência Clínica com autistas na interface Psicanálise, Arte e Educação

Coordenação

Jeanne Marie Costa Ribeiro

Psicanalista, membro correspondente da EBP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica IP/UFRJ, autora do livro " A criança autista em trabalho". 

 

Apresentação de uma experiência clinica de trabalho com autistas:

Ana Beatriz Freire

Psicanalista, Professora do Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica do IP/UFRJ, Coordenadora do Projeto "Circulando: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social", pesquisadora do CNPq.

 

Katia Alvares de Carvalho Monteiro

Psicanalista, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica do IP/UFRJ, Psicóloga e Supervisora de estágio no CAPSi Mauricio de Souza, Supervisora do Projeto " Circulando: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social"(PPGTP/UFRJ)

 

Relato de uma invenção através da arte em um caso de autismo

Luisa Ferreira

Psicanalista. Mestrado em Psicanálise pela Université Paris 8, Doutoranda em Psicologia na PUC-Rio.

 

Felipe Assuf

Artista Plástico, professor e arteterapeuta, formado em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Integrante da equipe do Projeto "Circulando" PPGTP/UFRJ.

Um ateliê pedagógico e circuitos pela cidade

Ana Paula Lessa Jenné

Psicóloga, professora da Secretaria Municipal de Educação, atua na equipe do Niap - Núcleo interdisciplinar de Apoio as Escolas na SME.

 

Uma travessia da infância para a puberdade: invenções de um jovem autista em seus percursos pela cidade

Laura Landi

Psicóloga do setor de pediatria do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e CAPS AD Centro Rio.

 

15:00- 15:15 - Coffee-break

 

15:15 – 16:45 Eixo temático: Psicanálise e Educação

 

Mesa: Psicanálise, Educação e Clínica: multiplicidade e singularidade

 

Coordenação – Dra. Cristiana Carneiro 

 

Singular e plural: o estudo de casos como método de pesquisa

 

Cristiana Carneiro

Psicóloga, Psicanalista (Spid), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Departamento de Educação da UFRJ e Coordenadora do NIPIAC-UFRJ.

Sofrimento docente e o discurso do Outro

Maria Angélica de Mello Pisetta

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão em torno das relações entre a psicanalise e a sociedade., atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação, transferência, autismo, psicologia e inclusão. É membro corresponde da Escola Brasileira de Psicanálise, seção Rio.

 

Um psicanalista na escola: entre o singular e o coletivo

 

Renata Mendes Guimarães Geoffroy

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduação em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É psicóloga da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro e professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

08/08

MANHÃ

9:00 – 10:30 Eixo Temático: Clínica da Psicose

Mesa: Circulando na família, nas instituições e na cidade

Coordenação

 

Fabio Malcher

Psicanalista, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica IP/UFRJ e doutorando pelo mesmo programa. Pesquisador do projeto “Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social” - IP/UFRJ. Analista na Associação Cultural Centro de Tratamento em Saúde Mental/CLITOP.

Sofrimento Psíquico na Pequena Infância: intervenções clínicas

William Amorim de Sousa

Mestre em letras pela UFPE e professor do Dep. Letras/UFMA. Psicanalista Diretor do Corpo Freudiano, Seção São Luís, fundador e presidente do CIAMM – Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni. Desenvolveu sua formação e estudos no Centre des Études et Recherches en Psychanalise et Éducation -École Expérimentale Bonneuil-sur-Marne - Paris – França e também no Institut Médico-Pédagogique Notre-Dame de la Sagesse Le Courtil – Bélgica. Coordenador regional e pesquisador do Preaut Brasil (Insitute PRÉAUT/França): Prog. de Estudos e Pesquisas em Autismo; supervisor clínico-institucional do Min. da Saúde. Autor do livro O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica. Coautor do livro Internautas: os chips reinventando nosso dia a dia (Ed. Melhoramentos).

Quando a escuta do discurso da família é necessária na clínica das psicoses

Cristina Hoyer

Psicanalista, Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Fundadora e Diretora Geral do Projeto Espaço Vivo (ONG). Membro do Grupo Gestor do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP). Autora do Livro "Função Paterna na instituição: do individual ao coletivo" (Editora Garamond).

Circulando entre instituições: da passagem da infância à adolescência no tratamento do autismo e da psicose

Katia Alvares

Psicanalista, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica IP/UFRJ, psicóloga e preceptora da Residência em Saúde Mental do CAPSI Mauricio de Sousa, Supervisora do "Projeto Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social", Professora do Curso de Pós- Graduação Educação Especial na Perspectiva da Inclusão do Ins. Superior de Educação Pró-Saber, Membro do Grupo Gestor do Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública (MPASP), Co-organizadora do livro "Autismo e Psicose na Criança: Trajetórias Clínicas".

Debatedor

 

Carlos Alberto Costa

Doutor em Teoria Psicanalítica pela IP / UFRJ, Psicanalista, Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com especialização em Psicanálise e Laço social / UFF, Doutor em Teoria Psicanalítica pela IP / UFRJ, Pesquisador na interface entre Psicanálise e Criminologia.

 

10:30 - 10:45 – Coffee-break

10:45 - 12:15 Eixo Temático: Psicanálise e Saúde Mental

Mesa: A que serve a presença de um psicanalista numa instituição de saúde mental?

Coordenação: Dra. Mariana Mollica da Costa Ribeiro A

Um lugar além do laço

 

Andrea Vilanova

Psicanalista Membro da EBP/AMP. Doutora pela PUC-Rio em Psicanalise: Clínica e Cultura Supervisora Técnica do CAPS AD III Paulo da Portela; Vice-coordenadora do Ambulatório IPUB/UFRJ. Professora do SEPAI/UCAM.

 

Toxicomania Generalizada: uma intoxicação de gozo

 

Cláudia Gomes de Paula e Silva

Psicóloga, psicanalista. Diretora do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Paulo da Portela da SMSDC do Rio de Janeiro. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Professora do SEPAI/UCAM.

 

Qual o trabalho da supervisão num Centro de Atenção Psicossocial?

 

Dra. Mariana Mollica da Costa Ribeiro A.

Psicóloga (CRP 05/27525) e Psicanalista (EBP/ICP-RJ). Mestre e Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Professora do Departamento de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora e Professora Associada da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica (IPUB/UFRJ). Supervisora do CAPS Arthur Bispo do Rosário e da Área Programática 4.0. Professora, Orientadora e Membro do Colegiado de Coordenação do Curso Psicanálise e Saúde Mental (SEPAI/UCAM).

Debatedora

 

Gloria Maron

Psicanalista Membro da EBP/AMP, professora do Programa de Residência Integrada em Saúde Mental do IPUB/UFRJ. Supervisora clinica da Secretaria Municipal de Saúde/Rio de Janeiro 1997 a 2012 atuando no CAPS Ernesto Nazareth. Atualmente trabalha no Centro Atenção  Psicossocial CAPS-AD Raul Seixas e Hospital Dia de adultos CAIS/ Instituto Municipal Philippe Pinel (IMPP).

 

TARDE

13:30 – 15:00 – Eixo Temático: Clínica do Autismo

Mesa: Autismos e Clínica dos Circuitos

Coordenação: Dra. Ana Martha W. Maia

Do corpo sem bordas ao circuito dos objetos

Ana Martha Maia

Psicanalista da EBP/AMP, Doutora em Psicologia (UFRJ) e Letras (PUC-Rio). Pós-doutora em Literatura Comparada (UERJ). Participa do Observatório Políticas sobre o Autismo (AMP). Coordena o Seminário "Autismo e Psicose Infantil - da clínica à política, e retorno" (EBP-Rio) e os Laboratórios "A criança entre a mulher e a mãe" e "Infância Errante" (CIEN-Rio). Membro do Grupo Gestor do Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública (MPASP). Professora dos Cursos de especialização "Psicanálise com Crianças e Intervenção Precoce" e "Psicanálise e Saúde Mental" (UCAM/Hospital São Zacharias). Coordenadora do Projeto Lugar & Laços.

 

Uma viagem singular

 

Francisca Menta

Psicanalista da CLITOP. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII.

 

O lápis, a Mônica, o dinheiro...a música: objetos que abrem o circuito transferencial

 

Tânia Abreu

Psicanalista da EBP/AMP, Mestre em Literatura e Psicanalise pela UFBA. Participa do Observatório Políticas sobre o Autismo (AMP) e do Observatório sobre Medicalização na Infância (FAPOL). Professora do Curso Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana do Instituto de Psicanálise da Bahia - IPB, com Chancela da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, e do curso de pós-graduação em Psicologia Clínica da Faculdade Ruy Barbosa.

15:00 – 15:15 - Coffee-break

15:15 - 16:45 – Eixo Temático: Clínica da Autismo

Mesa: O autismo entre a saúde mental e as deficiências

Coordenação

Dra. Lucia Maria de Freitas Perez

Psicóloga (CRP 05-6363), Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria - IPUB/UFRJ. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Corpo Freudiano. Professora do SEPAI.

 

Controvérsias e entendimentos em torno do autismo: entre sofrimento mental e deficiência

 

Barbara Costa

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva. Doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Pesquisadora assistente na pesquisa "Uma etnografia do campo do autismo no Rio de Janeiro: da experiência vivida às políticas públicas de saúde". Professora do curso de especialização em transtornos alimentares (PUC-Rio).

 

Autismo e Neurodiversidade

 

Bruno Diniz Oliveira

Psicanalista, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Coordenador do Ambulatório de Saúde Mental de Pendotiba (FMS-SUS-Niterói).

Panoramas do autismo no Brasil e no mundo

Dr. Rossano Cabral Lima

Médico Psiquiatra infantil (CRM. 52 – 61536-4), Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, com período de doutorado no Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha). Professor do mestrado e doutorado do IMS/UERJ. Professor do SEPAI/UCAM.

 

Debatedor:

Roberto Santoro, Médico Psiquiatra, Psicanalista, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pelo IPUB- UFRJ. Coordenador de Saúde Mental do Hospital Municipal Jesus. Presidente do Comitê de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.

15/08

MANHÃ

9:00 – 10:30 - Eixo temático:  Subjetividades Contemporâneas

Mesa: Questões da Clínica Contemporânea

Coordenação

Dra. Márcia A. Zucchi

Psicanalista, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Ciências da Saúde (IFF-Fiocruz), Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ), Membro da Associação Mundial de Psicanálise (EBP/AMP). Professora do SEPAI e Membro do Colegiado de Coordenação do Curso Psicanálise e Saúde Mental (SEPAI/UCAM).

 

Quero ser mulher: sobre impasses e soluções na construção de um corpo

 

Clarisse Boechat

Mestre em Teoria e Clinica Psicanalítica pela UERJ. Formação no Instituto de Clínica Psicanalítica da Escola Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Atuou como psicóloga no Consultório na Rua - Centro. Atualmente atua no CAPS AD 3 Paulo da Portela sendo responsável pela Oficina de Escrita. Supervisora do Consultório na Rua de Acari. Coordena o "Ateliê Escreve-se história", vinculado à Unidade de Pesquisa "Práticas da letra" EBP-Rio.

 

O sujeito e o mal-estar do desejo

 

Clara Lucia Inem

Mestre em Teoria e Clínica em Psicanálise - UERJ. Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Psicóloga e Supervisora do Núcleo de Estudos em Atenção ao Uso de Drogas-NEPAD/UERJ- 1980-2004. Supervisora da Residência Médica e Residência em Saúde Mental do Instituto Philippe Pinel- 1987-2004. Supervisora do CAPS-ad Vanderlei Marins - Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu- 2006-2008. Professora do SEPAI/UCAM e Universidade Veiga de Almeida –UVA.

Algumas considerações sobre a ruptura com a significação fálica nas toxicomanias

Cláudia Henschel de Lima

Professora Adjunta III (Departamento de Psicologia. UFF. ICHS. Volta Redonda. Coordenadora do Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas. Coordenadora do Centro Regional de Referência em Álcool e Outras Drogas - SENAD/UFF. Supervisora do CAPS - AD de Volta Redonda. Membro da AUPPF. Membro da EBP/AMP).

 

10:30 - 10:45 – Coffe-break

 

10:45- 12:15 – Eixo Temático: Psicanálise, Literatura e Música

Mesa: O Inconsciente, a Literatura e a Música: dobras poéticas da Clínica Psicanalítica

Coordenação

Dra. Mariana Mollica da Costa Ribeiro A.

Psicóloga (CRP 05/27525) e Psicanalista (EBP/ICP-RJ). Mestre e doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Professora do Departamento de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora e Professora Associada da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica (IPUB/UFRJ). Supervisora do CAPS Arthur Bispo do Rosário e da Área Programática 4.0. Orientadora e Membro do Colegiado de Coordenação do Curso Psicanálise e Saúde Mental (SEPAI/UCAM).

 

O Amor e a Angústia em G.H.: Clarisse Lispector e a Psicanálise

Dr. Carlos Eduardo Leal

Psicólogo, Psicanalista, Mestre em Psicologia PUC-RJ (1986), Doutor em Psicologia Clínica PUC-RJ (1997). Professor Universitário SEPAI/UCAM e Supervisor Clínico. Escritor e Artista Plástico.

Modulações Poéticas entre Memória, Música e Psicanálise.

Denise Maurano Mello

Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris XII e PUC/RJ e Pós-doutorado em Letras, pela PUC/RJ. É psicanalista membro do Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise –e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e no Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais. É autora de diversos artigos e livros, dentre os quais Torções: A psicanálise, o barroco e o Brasil. PR/Ed. CRV E Histeria: o princípio de tudo (Ed. Civilização Brasileira Edita o periódico eletrônico Psicanálise e Barroco em Revista www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista).

Debatedor

Nestor Lima Vaz

Mestre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ e Psicanalista da Escola de Psicanalise Letra Freudiana.

 

TARDE

 

13:30- Diálogos e Conexões: Psicanálise, Genética e Neurociências

 

Coordenação

Dr. Marcelo Veras

 

Linguagem e Percepção em Neurociências e Psicanálise: contribuições à clinica do sujeito

 

Adriano Aguiar

Psiquiatra e Psicanalista, membro da EBP/AMP. Supervisor da Residência Médica em Psiquiatria do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Doutorando pelo Instituto de Medicina Social da UERJ/Universidade de Genebra-Fundação Agalma. Autor do livro, A psiquiatria no divã. Entre as ciências da vida e a medicalização da existência.

 

Neurociência e Psicanálise: É possível essa relação?

 

Fernando Ramos

Psiquiatra da Infância e Adolescência. Coordenador da Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro – ESAM, Secretaria Municipal de Saúde/SMS-RJ). Coordenador Geral dos Programas de Residência Médica em Psiquiatria do IMPP - Instituto Municipal Philippe Pinel/ESAM/SMS-RJ.

Desvendado Genes Associados ao Autismo

Juan C. Llerena Jr.

MD, PhD - Médico geneticista clínico, pesquisador titular da Fundação Osvaldo Cruz. Experiência em Medicina com ênfase em Genética Clínica. Membro do Programa de Pós-Graduação do Instituto Fernandes Figueira nas áreas de Saúde Coletiva e Pesquisa Aplicada. Coordena o Centro de Genética Médica José Carlos Cabral de Almeida e o Diretório de Pesquisa do CNPq Centro de Genética Médica José Carlos Cabral de Almeida dando assistência aos indivíduos e familiares com doenças genéticas. Coordenador do Centro de Tratamento para Osteogênese Imperfeita (CROI/IFF).

 

15:15 - 17:00 – Conferência: A Loucura entre Nós

 

Dr. Marcelo Veras

Médico Psiquiatra, DEA em Psicanálise na Universidade de Paris VIII. Doutor em Psicologia na UFRJ. Diretor Geral EBP 2013-2015.

 

Composição da mesa: Silas Cabral Bourguignon, Ana Martha, Marcia Zucchi, Mariana Mollica.

 

17:00 – Enceramento: Coordenação do SEPAI

17:15 – Coquetel

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Coordenação por Eixo Temático

Psicanálise e Educação

Cristiana Carneiro

Psicanálise, Literatura e Música

Carlos Eduardo Leal

Uso e abuso de Drogas

Clara Lúcia Inem 

A Clínica da Neurose

Maria Inês M. Lamy

A Clínica da Psicose

Fabio Malcher

A Clínica do Autismo

Ana Martha W. Maia

Jeanne Marie L. C. Ribeiro

Rossano Cabral Lima

Subjetividades Contemporâneas

Cristina Duba

Marcia Zucchi

Psicanálise e Saúde Mental

Andrea Vilanova

Cláudia de Paula

Mariana Mollica

Coordenação Geral

Silas Cabral Bourguignon

INVESTIMENTO

Inscrições do dia 01 de Junho até 25 de Julho

Alunos de graduação três dias: R$230,00

Profissionais três dias: R$250,00

Apos e no Local:

Alunos de graduação três dias: R$240,00

ProfissionaisR$ 270,00

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI 

 

INSCRIÇÕES:

SEPAI: Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância

www.hsz.org.br/sepai - E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Av. Carlos Peixoto, 124/5º andar – Botafogo.

Telefone: (21) 2244-2698

 

JoomShaper