ISEP

INSTITUTO SÃO ZACHARIAS DE ESTUDOS E PESQUISAS

 

SEPAI

SERVIÇO DE PSICANÁLISE EM ATENÇÃO À INFÂNCIA E À FAMÍLIA

 

IV JORNADAS CLÍNICAS

GOZO, AMOR E DESEJO. MAIS AINDA...

 

 

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI

05, 12 e 19 de agosto

 

LOCAL:  

Rua da Assembleia, 10, 5º andar, Centro
Rio de Janeiro / RJ

CONFERENCISTAS

 

05/08 – Denise Maurano Mello -Pós-doutorado em Letras, pela PUC/RJ e em Psicanálise pela Universidade de Nice Sophie Antipolis. Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris XII e PUC/RJ. Psicanalista membro do Corpo Freudiano e professora da Universidade Federal (UNIRIO), atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e no Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais. Autora de diversos artigos e livros, dentre os quais: A Face Oculta do Amor- A Tragédia à luz da Psicanálise, Imago Editora e Editora UFJF, Torções: A psicanálise, o barroco e o Brasil, Ed. CRV e Histeria: o princípio de tudo (Ed. Civilização Brasileira). É também editora do periódico eletrônico Psicanálise e Barroco em Revista.

 

19/08 - Sergio Laia - Doutor em Literatura e Psicanálise e Mestre em Filosofia e Psicanálise pela UFMG. Analista Membro da Escola (AME) da EBP  e da AMP. Professor Titular IV do Curso de Psicologia e do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC. Pesquisador pela FAPEMIG e pelo Programa de Pesquisa e Iniciação Científica (ProPIC) da Universidade FUMEC. Autor do livro “Os escritos fora de si: Joyce, Lacan e a Loucura”.

 

CURSOS

12/08 (manhã) - Os autistas e suas invenções

Coordenação: Jeanne Marie Ribeiro

12/08 (tarde) - A clínica da psicose ontem e hoje: qual é o X da questão?

Coordenação: Fabio Malcher

 

Programação

 

05 de agosto

 

8:00 - Credenciamento

 

8:30 - Abertura: Silas Bourguignon, Marcia Zucchi e Ondina Machado

 

9:00 às 10:30 - Eixo Temático: Anatomia e Seus Destinos

Coordenação: Ondina Maria Rodrigues Machado

 

Mesa: O erro comum

 

Cartografias do gênero: transexualidade e psicanálise

 

Natália Travassos

Mestre em psicanálise pelo programa de pós-graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia da UERJ. Psicanalista associada ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro. Psicóloga voluntária da ONG Grupo Arco-íris de Cidadania LGBT.

 

Subversão de gênero: Buck Angel com Marc Quinn, uma relação através da psicanálise

Giselle Falbo

Doutora em Teoria Psicanalítica PPGTP/UFRJ. Psicanalista e professora do departamento de Clínica do Curso de Psicologia da UFF e do PPGP/ UFF.

 

O feminino para todos

Ondina Maria Rodrigues Machado

Doutora e mestre em Psicanálise pela UFRJ. Psicanalista membro da EBP/AMP. Docente e coordenadora de unidade de pesquisa do ICP-RJ. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

10:30 às 10:45 - Coffee Break

 

10:45 às 12:15 - Eixo Temático: Psicanálise, Psiquiatria e Neurociências

 

Coordenação: Rossano Cabral Lima

Médico Psiquiatra infantil. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, com período de doutorado no Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha). Professor do mestrado e doutorado do IMS/UERJ, onde também exerce atividade de direção. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

Mesa: Afeto, sujeito, neurociências: questões para a psicanálise

Subjetividade e afeto: possíveis conexões entre psicanálise e neurociências

 

Jairo de Almeida Gama

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social – UERJ. Médico psiquiatra e psicanalista. Professor do Dep. de Saúde Coletiva - Faculdade de Medicina – UFJF. Pesquisador no Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde - NATES-UFJF.

 

 

O corpo afetado pela linguagem nas neurociências. Qual o lugar para o gozo, o desejo e o amor?

 

Adriano Aguiar

Doutor pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). Psiquiatra e psicanalista. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise (EBP/AMP). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Medicina do Instituto de Clínica Psicanalítica do Rio de Janeiro (ICP/RJ). Professor do Internato em Saúde Mental e Medicina de Família da Faculdade de Medicina da UFRJ. 

 

12:15 às 13:30 - Almoço

 

13:30 às 15:00 - Eixo Temático: Subjetividade e Contemporaneidade

 

Coordenação: Márcia A. Zucchi

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Mestre em Ciências da Saúde pelo IFF-FIOCRUZ. Presidente do conselho deliberativo da EBP-Rio/AMP. Psicanalista. Docente e coordenadora de curso no ICPRJ. Docente e membro do Colegiado de coordenação dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

Mesa: Desafios Contemporâneos para a Psicanálise

 

O lugar da criança na alienação parental: objeto de amor, desejo ou gozo?

 

Eduardo Brandão

Doutor em Teoria Psicanalítica, Psicanalista, Psicólogo do Tribunal de Justiça, Coordenador do curso de pós-graduação em Psicologia Jurídica AVM/UCAM. Pesquisador Doutor da Clínica de Direitos Humanos | BIOTECJUS. Autor de "Sexualidade e Aliança na Contemporaneidade" (ed. Juruá), organizador de "Atualidades em Psicologia Jurídica" (ed. Nau) e coorganizador de "Psicologia Jurídica no Brasil" (ed. Nau). Professor dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

O analista aplicado à instituição: uma pergunta sobre o desejo

 

Andrea Villanova

Doutora em Psicologia Clínica PUC-Rio. Supervisora da Residência em Psiquiatria IPUB/UFRJ. Supervisora do CAPS ADIII Paulo da Portela. Membro da EBP/AMP.

 

Psicanálise em tempos de fármacos e números: o apagamento do gozo do corpo

 

Deborah Uhr

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Medicina Social pelo IMS/UERJ. Psicanalista e professora da UFRRJ. Ex-supervisora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS-Rio.

 

15:00 às 15:15 - Coffee Break

 

15:15 às 17:00 - Conferência: DESEJO, AMOR E GOZO: entrelaçamentos

 

Conferencista: Denise Maurano

 

Coordenação

Lúcia Maria de Freitas Perez

Doutora e Mestre em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria - IPUB/UFRJ. Psicóloga, Psicanalista, Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Corpo Freudiano. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

12 de agosto

 

9:20 às 12:10 - Eixo Temático: A Clínica do Autismo

 

Curso: Os autistas e suas invenções

 

Coordenação e apresentação

 

Jeanne Marie Ribeiro

Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Correspondente - EBP-Rio. Psicóloga do Núcleo de Atenção Intensiva à Criança Autista e Psicótica, NAICAP - Instituto Philippe Pinel (1992 – 2003). Autora do livro "A criança autista em trabalho". Professora e supervisora do curso de especialização em Psicologia Clínica com Crianças da PUC-Rio. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

Participação: Katia Alvares de Carvalho Monteiro

Mestre em Teoria Psicanalítica/UFRJ. Psicanalista. Supervisora do Circulando: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social da UFRJ. Integrante do MPASP- Movimento Psicanálise Autismo e Saúde Pública. Coorganizadora do livro Autismo e Psicose na Criança: trajetórias clínicas e autora do livro O autista e seus objetos.

 

12:10 às 13:30 - Coffee Break

 

13:30 às 16:30 - Eixo temático: A Clínica da Psicose

 

Curso: A clínica da psicose ontem e hoje: qual é o X da questão?

 

Coordenação e apresentação

 

Fabio Malcher

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica IP/UFRJ. Psicanalista, Pesquisador do projeto “Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento para jovens autistas e psicóticos em direção ao laço social” - IP/UFRJ. Pós-doutorando no PPGTP/UFRJ. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

19 de agosto

 

9:00 às 10:30 - Eixo Temático: A Clínica da Neurose

 

Coordenação: Maria Ines Lamy e Cristina Duba

 

Mesa: Entre desejo e gozo

 

Um ódio sem limite

 

Maria Inês Lamy

Mestre em Psicologia pela PUC-RJ. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com Crianças, CCE/ PUC-RJ. Psicanalista, membro da EBP/AMP. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

Culpa e responsabilidade – um caso clínico

 

Cristina Duba

Mestre em Psicologia pela PUC-Rio. Membro da EBP/AMP. Supervisora, membro do colegiado e docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

Debatedora

 

Ana Tereza de Faria Groisman

Membro da Escola Brasileira de Psicanálise - AMP.

 

10:30 às 10:45 - Coffee Break

 

10:45 às 12:15 - Eixo Temático: Psicanálise e Saúde Mental

Coordenação: Mariana Mollica

Doutora e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora do Departamento de Psicologia da UFRJ Psicóloga e Psicanalista pela EBP/ICP-RJ. Pesquisadora e Professora Associada da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica do IPUB/UFRJ. Supervisora do CAPS Arthur Bispo do Rosário e da Área Programática 4.0. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

Mesa: Gozo e desejo no campo da saúde mental hoje

 

Gozo, desejo, amor no mais ainda de um sujeito prejudicado

 

Claudia de Paula

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ. Psicóloga e Psicanalista. Diretora do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Paulo da Portela da SMSDC do Rio de Janeiro. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

Conexões com o Outro: gozo e desejo no manejo das psicoses

 

Ana Paola Frare

Doutora em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela UERJ (2012). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005). Psicanalista e professora de Saúde Coletiva da UFF. Experiência como supervisora na rede de atenção psicossocial e nas estratégias de desinstitucionalização, bem como nas áreas de saúde coletiva, saúde mental e psicanálise. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

12:45 às 13:30 - Almoço

 

13:30 às 15:00 - Eixo Temático: Uso e Abuso de Drogas

Coordenação: Cláudia Henschel de Lima 

 

Mesa: Toxidades Contemporâneas: o avesso do amor

 

Ascensão da Toxidade e declínio do amor na contemporaneidade

 

Cláudia Henschel de Lima

Doutora e mestre pela UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFF. Coordenadora do Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas. Coordenadora do Centro Regional de Referência em Álcool e Outras Drogas - SENAD/UFF. Supervisora do CAPS - AD de Volta Redonda. Membro da AUPPF. Membro da EBP/AMP. Docente dos cursos de especialização do SEPAI/Instituto São Zacharias de Estudos e Pesquisas/UCAM.

 

A beleza que intoxica: sobre a problemática da consistência corporal na atualidade

 

Fernanda Pimentel

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Docente do curso de Pós-Graduação em Psicanálise e Cultura (Celso Lisboa).

 

Toxicomania e declínio do amor ao pai

 

Julia Reis

Doutoranda em psicologia (UFMG). Psicóloga Clínica da Força Aérea Brasileira.

 

15:00 às 15:15 - Coffee Break

 

15:15 às 17:00 - Conferência: A liberação sexual hoje e suas incidências na Clínica Psicanalítica

 

Conferencista: Sérgio Laia

 

Coordenação: Marcia Zucchi

 

17:00 às 18:00 – Coquetel de Encerramento

 

Comissão Científica

Coordenação por Eixo Temático

 

Subjetividades Contemporâneas

Marcia Zucchi

 

Clínica da Neurose

Cristina Duba

Maria Inês Lamy

 

Clínica da Psicose

Fabio Malcher

 

Psicanálise e Saúde Mental

Mariana Mollica

 

Clínica do Autismo

Jeanne Marie L. C. Ribeiro

 

A Anatomia e Seus Destinos

Ondina Machado

 

Uso e abuso de drogas

Cláudia Henschel

 

Psicanálise, Psiquiatria e Neurociências

Rossano Cabral Lima

 

Coordenação Científica

Marcia A. Zucchi

 

Coordenação Geral

Silas Cabral Bourguignon

 

Investimento

 

 

Profissional

Estudante (apresentar declaração)

Para pagamento até 30 de junho

300,00

200,00

Para pagamento até 30 de julho

330,00

230,00

Para pagamento no dia de início

360,00

260,00

 

 

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI

 

LOCAL:  

Rua da Assembleia, 10, 5º andar, Centro
Rio de Janeiro / RJ

SEPAI

Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância e à Família

www.hsz.org.br, aba SEPAI - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones: (21) 2571-4948 ou (21) 2244-2698 / 98578-7921

JoomShaper