SEPAI

Serviço de Psicanálise em Atenção a Infância e a Família

 

O  que é o atendimento Psicanalítico?

São formas de intervenção com base na teoria psicanalítica que compreende o ouvir para transformar. Leva em consideração a particularidade do sujeito e seu laço familiar.

É oferecido a aqueles que desejam sair de suas dificuldades, inseguranças, medos, angustias, mal estares e outros transtornos relativos ao sujeito em sua singularidade, considerando a família como o Outro em suas especificidades de onde a criança realiza sua determinação. 

 

Qual a razão de nosso trabalho?

 

A criança, o adolescente e a família em suas dificuldades e sintomas;

 

A importância de se identificar precocemente sinais que indiquem quanto mais cedo um trabalho com a criança e a  família possa começar, inclusive antes da gravidez ou  nascimento, maiores serão as possibilidades de um trabalho que privilegie o desenvolvimento, a cura e o  individuo em sua particularidade.

 

Articulação com outras especialidades

 

As atividades do SEPAI, quando necessário, ocorrem em articulação e parceria com a Clínica médica e as outras especialidades do Hospital.

 

Quem são os nossos clientes?

 

  • Crianças e famílias com quadros clínicos e sintomas que se apresentam em conjunto ou separado, tais como:
  • Problemas de ordem afetiva, emocional, educacional e social;
  • Psicoses e autismos em suas diferentes formas;
  • Dificuldades na aprendizagem;
  • Transtornos psíquicos relativos à gravidez;
  • Casos que necessitem de atendimento psicanalítico quando ocorrem repetição de sintomas e ou internações médicas, tais como:   problemas respiratórios, asma ou bronquite; pneumonia; quadros infecciosos, reto - colite hemorrágica, doença de crown, entre outras;
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA) e outros transtornos;
  • Síndromes, fobias, enurese noturna (descontrole da urina) , anorexia (falta de fome e a não  alimentação), bulimia (comer e vomitar) e obesidade infantil;
  • Outros casos que digam respeito ao sujeito em sua particularidade sintomática e desejante e demandem mudanças em suas vidas.

 

Como ser atendido no SEPAI

 

Atendimento agendado por telefone: 21 2244-2698

Horário: de segunda a sexta das 9:00 às 16:00

Os atendimentos são realizados na Rua da Quitanda, 3 – Sala 506 – Centro/RJ (próximo à Praça Mário Lago e ao Largo da Carioca).

 

Capacitação

O SEPAI oferece cursos de especialização, extensão, grupos de estudos, unidade de Psicanálise & Cinema e Diálogos & Interseções.

 

A Equipe  é composta por psicólogos, médicos, e psicanalistas e tem a seguinte Coordenação:

Chefe do Serviço:

 

Silas Cabral Bourguignon é psicanalista especializado em Psicanálise, Psicologia Clínica e Saúde Mental. Publicou vários artigos em revistas científicas especializadas e jornais. Professor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Candido Mendes, onde coordena os Cursos de especialização Psicanálise com Crianças: Intervenção Precoce e Psicanálise e Saúde Mental. Como subsecretário de estado, presidiu o CEAD – Conselho Estadual Antidrogas (1995 a 1998), órgão de elaboração de políticas de prevenção e tratamento ao uso e abuso de drogas.

 

 

JoomShaper