Hospital Infantil e Escola

Em 1914 o Provedor Dr. Miguel de Carvalho inaugurou o hospital infantil São Zacharias num terreno no morro do Castelo, cedido pelo Estado.

O Brasil à época ainda sofria os efeitos das pestes, e o Hospital da Misericórdia José Carlos Rodrigues não tinha capacidade de atender a tantas crianças enfermas. Assim, o Provedor decidiu pelo novo Hospital infantil.

Durante oito anos o São Zacharias funcionou no morro do Castelo. Demolido em 1922 devido as obras urbanísticas implementadas na cidade, a Santa Casa recebeu uma indenização que foi utilizada para a instalação do hospital em novo local.

Deus escreve certo por linhas tortas. A demolição forçada fez com que o Hospital saísse de uma zona imprópria e insalubre para um local mais digno. Com transporte fácil e ar fresco, o novo endereço, à entrada do atual Túnel Novo, é onde o Hospital se encontra até hoje. No local existia anteriormente um hospital militar, em situação precária, que foi totalmente adaptado a sua nova função.

O nome do Hospital é uma dupla homenagem: ao Papa São Zacharias, tão amigo da infância desvalida e ao incansável Provedor Zacharias de Góes e Vasconcellos.

O novo Hospital foi inaugurado em 1937. Enquanto permaneceu em obras, os pequenos doentes eram encaminhados para o Hospital Infantil José Carlos Rodrigues. No jardim a frente do prédio foi colocado um busto em bronze do Provedor Miguel de Carvalho, que se emocionou ao ver a homenagem.

Hoje em dia, o Hospital ampliou a área de atendimentos para outras faixas etárias, criando inúmeros serviços de alto nível para a população. O São Zacharias é, atualmente, uma escola de aperfeiçoamento de jovens médicos.

Desde 1965 existe um convenio com a Secretaria Municipal de Educação para alfabetizar as crianças enfermas ali internadas. O Hospital integra-se a Rede Municipal de Ensino, cedendo os espaços físicos necessários a Unidade de Ensino: sala de aula, recreação, instalações sanitárias, etc. O pessoal necessário e a merenda correm por conta do Município.

Em todos esses anos de existência o Hospital São Zacharias alcançou plenamente seus objetivos, salvando centenas de milhares de vidas.

JoomShaper